quarta-feira, 31 de outubro de 2012

JÁ QUE ESTARÃO AQUI, BEM QUE PODERIAM SE INFORMAR SOBRE OUTRAS VIOLAÇÕES 


Li no blog da jornalista Suzy Monteiro (Aqui!) que representantes do Conselho Nacional de Igualdade Racial e da secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial são aguardados em Campos nesta quarta-feira para apurar o caso de uma empresaria local que postou uma mensagem tida como racista na rede social Facebook. Até aqui tudo muito certo, pois racismo é crime e deve ser combatido.

Mas já que estes doutos representantes do governo Dilma estarão por aqui, bem que eles poderiam aproveitar o tempo e dinheiro que serão gastos para entrar em contato com o Comite Regional de Combate ao Trabalho Escravo e Degradante que há vários anos realizam um trabalho solitário e perigoso de identificar e combater as práticas de trabalho escravo que continuam grassando aqui na região Norte Fluminense. Afinal, além da maioria dos escravos libertados ser composta por homens e mulheres negras, a prática do trabalho escravo é a expressão mais acabada e profunda da manutenção de uma ideologia que discrimina as pessoas pela cor de sua pele.

De quebra, fiquei surpreso em ler que a cidade de Campos possui um Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. A surpresa é legitima, pois nunca havia ouvido sequer a menção da existência deste importante conselho. Aliás, o pedido que eu apresentei para os representantes do governo federal também é válido para os do município. Afinal, Campos dos Goytacazes vem se notabilizando por ser um dos principais focos de trabalho escravo e degradante no Brasil.