sábado, 27 de outubro de 2012

DA SÉRIE "NOTÍCIAS QUE A IMPRENSA ESCONDE":  CIDADE DE NOVA YORK PROÍBE  VENDA DE TAMANHOS GIGANTES DE REFRIGERANTES

Pouca ou nenhuma atenção tem sido dada à decisão da Prefeitura da cidade de Nova York de proibir a venda de tamanhos gigantes de refrigerantes (Aqui!) . Após a aplicação desta medida não será mais possível comprar copos maiores do que 473 ml em estabelecimentos comerciais, vendedores ambulantes e escolas. A adoção medida drástica se deveu ao crescimento da epidemia de obesidade que hoje vitima anualmente mais de 5.000 pessoas apenas em Nova York em doenças relacionadas ao sobrepeso.

O interessante é que apesar das reclamações sobre a aplicação desta medida que deverá ser levada a cabo em março de 2013, a maioria das empresas está se preparando para entrar numa nova fase de comercialização de refrigerantes (Aqui!). É que confrontados com a possibilidade de ter a ligação entre consumo de refrigerantes e diversas doenças, os produtores e vendedores parecem estar preferindo o caminho de menor confronto.

Como ex-consumidor de refrigerantes que consegue a duras penas conviver com a falta de alternativas em estabelecimentos públicos, fico me perguntando quando é que o Brasil também começará a tomar as devidas providências para diminuir o grande consumo deste tipo de substância. Aqui a obesidade está se tornando um grave problema e as doses gigantes que são hoje proibidas em Nova York estão se tornando comuns.