quarta-feira, 31 de outubro de 2012

MARIGHELLA, O GUERRILHEIRO QUE INCENDIOU O MUNDO: VOCÊ JÁ COMPROU A SUA CÓPIA?


Acabo de receber hoje a minha cópia da obra "Marighella, o Guerrilheiro que incendiou o mundo" de autoria do jornalista Mário Magalhães. Esta é uma daquelas obras essenciais para quem quer entender um pouco mais da história recente do Brasil, sem que seja aquela contada pela historiografia oficial.

Eu que já tive a oportunidade de folhear os diferentes conteúdos do livro vejo que o Mário Magalhães realmente colocou o coração na ponta da lança e produziu uma obra de muito fôlego que poderá agradar a muitos e a desagradar outros tantos. No entanto, creio que ninguém negará a qualidade do trabalho. Talvez só os que têm a perder com a revelação da verdadeira história de Carlos Marighella, que com seus erros e acertos é um personagem marcante da luta contra ditadura militar de 1964.

Em relação ao autor, Mário Magalhães. eu tenho especial orgulho de conhecê-lo por quase 30 anos e poder ver que ele continua com a mesma capacidade analítica e crítica, apenas temperada por anos de luta e de estrada.