domingo, 21 de outubro de 2012

NÃO ADIANTA EIKE BATISTA QUERER ESTÁTUA, POIS OS NÚMEROS NÃO MENTEM: AS EMPRESAS DA FRANQUIA "X" VÃO MAL DAS PERNAS

A matéria da Folha de São Paulo que foi citada pela Revista Exame (Aqui!) traz a tabela mostrada abaixo que traz números que evidenciam pelo menos duas coisas: 1) as grandes perdas da OG(X) causaram uma verdadeira depreciação do Grupo EBX, e 2) um comportamento desastroso das ações das empresas da franquia "X" em 2012. Aliás, a única que se salva em 2012 é a OS (X) cuja obra está causando a salinização das águas no V Distrito de São João da Barra!


Mas agora prestem bem atenção em duas respostas de Eike Batista nesta entrevista e me digam se o Sr.Eike Batista não merece ganhar uma estátua feita não de sal, mas de peroba:

Por que alguns de seus projetos estão atrasados?

Projetos atrasam. A siderúrgica da Térnium era uma âncora inicial [do porto do Açu] e não veio ainda por falta de gás natural. Mas o Açu se transformou em um polo para a indústria "offshore". A Technip, a National Oilwell Warco, a Intermoore e a Subsea7 já estão colocando suas estruturas lá. Só esse pessoal paga R$ 100 milhões de aluguel, antes mesmo de o porto funcionar. Diante desse contexto, dane-se a siderúrgica (Grifo meu).

Se os aeroportos do Brasil são ruins, os portos são jurássicos. Investi lá atrás, em 2005. Para licenciar essa geringonça, dei metade da área para o [secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos] Minc. Não queria que o cara me atravancasse. Estou gastando R$ 100 milhões por mês no investimento e não posso parar.

Não há um entusiasmo exagerado seu quando anuncia seus projetos? Em 2010 o senhor disse que construiria carros elétricos no porto do Açu até 2012, mas isso está longe de ser uma realidade.

Eu sou bom de dar manchete. Mas na época eu estava estudando isso de fato. Ia fazer uma fábrica meio a meio com a Nissan, que não foi para frente. O negócio é assim, dinâmico.