segunda-feira, 13 de maio de 2013

Eike aportará 1 bilhão de dólares na OGX? Saiba os bastidores da discussão




Eike: discussão sobre a OGX

Na sexta-feira, na tentativa de acalmar o mercado, o Diretor de Relações com os Investidores da OGX, Roberto Monteiro, disse numa teleconferência com analistas financeiros que “é sempre bom saber que temos a opção de obter 1 bilhão de dólares de Eike Batista“. Monteiro referia-se a opção de venda neste valor que recebeu de Eike, a chamada put, conforme a OGX anunciou em 24 de outubro passado.

Em resumo, significa que a OGX pode exigir de Eike que aumente o capital da OGX em 1 bilhão de dólares.

Assim, daria um horizonte à encrencada empresa para fazer os investimentos que precisa. Beleza. Mas nos bastidores o que está acontecendo é uma discussão tensa – e bota tensa nisso – entre as direções da OGX e da EBX.

A OGX quer exercer a put. Só que, apesar do compromisso assumido, há uma discussão interna na holding.

Executivos da EBX argumentam que, apesar de o fato relevante ter sido publicado em outubro, o contrato regulando a put nunca foi assinado, o que impediria a OGX de exercer esse direito.

Na quinta-feira passada, pegou fogo uma reunião entre executivos da OGX e EBX para discutir o assunto. Saiu faísca, com ânimos exaltados de ambos os lados – lados que até meses atrás eram um só.

Em resumo, salvo se Eike Batista vier a público para acalmar o mercado e garantir que aportará o bilhão de dólares, a incerteza que ronda a OGX seguirá intocada.


Por Lauro Jardim