quarta-feira, 25 de setembro de 2013

UOL: Solução para OGX não é problema do governo, diz Mantega


JOANNA CUNHA,  DE NOVA YORK


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira (25) em um seminário para investidores em Nova York que a solução para a petroleira OGX, de Eike Batista, não é problema do governo, ao ser questionado por um deles.

"É um grupo privado. Não tem uma ligação com o governo e, portanto, a solução da OGX é de mercado. É o mercado quem tem de dizer quando o grupo vai ser saneado e quando vai deixar de causar problemas para o mercado de capitais."


O ministro disse ter a percepção de que "as coisas estão caminhando, mas não é o problema do governo".

"Afetou muito a Bolsa brasileira. Aliás a Bolsa teve desempenho nos últimos meses abaixo do que poderia ser, em função desse grupo. Cerca de 10% a menos de valorização da bolsa e eu espero que grupo se reestruture o mais breve possivel para não atrapalhar as atividades do mercado de capitais."

Editoria de Arte/Folhapress


A CRISE DAS EMPRESAS DO GRUPO X O que acontece com cada companhia de Eike Batista atualmente


CRISE

A OGX passa por dificuldades provocadas por uma crise de confiança após o fracasso na exploração de petróleo e produção do campo de Tubarão Azul (bacia da Campos).

A companhia já admitiu que considera até a recuperação judicial como alternativa para conseguir obter recursos.

No início de julho, a OGX decidiu não seguir adiante com o desenvolvimento de algumas áreas na bacia de Campos antes consideradas promissoras.

Em agosto, a petroleira desistiu de adquirir nove dos 13 blocos que arrematou na última licitação de áreas de petróleo, evitando um pagamento de R$ 280 milhões ao governo pelos direitos de exploração.