quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Dilma Rousseff: apenas mais um presidente mascate do Brasil


Quando vivia nos EUA tive a infeliz oportunidade de ver uma palestra do então presidente FHC no Clube de Imprensa de Washington, onde ele fazia um esforço enorme não para parecer o líder de uma Nação soberana, mas de um reles mascate, disposto a vender nossas empresas a preço de banana, o que ele efetivamente acabou fazendo.


Hoje a imprensa corporativa dá notícias da participação da presidente Dilma Rousseff num seminário (sic!) intitulado "The Brazil Infrastructure Opportunity”, promovido pelo banco de investimentos Goldman Sachs e pelo grupo Metro, com uma mãozinha da Rede Bandeirantes. E o que fazia a presidente do Brasil num seminário promovido por um banco que lidera a especulação financeira no mundo? Ora, agia como uma reles mascate.

Uma das frases lapidares de Dilma nesse "evento", divulgada Aqui! pelo site Brasil 247, é de que “não estamos buscando apenas os recursos, mas também a gestão, porque existem enormes entraves no setor público”. Ora, em que país vive Dilma Rousseff? Se ela olhasse minimamente para a gestão privada, por exemplo, dos serviços de telefone e água, veria que nunca estivemos tão afundados no que há de pior para os cidadãos, especialmente para os mais pobres.

Por essas e outras é que eu não entendo porque o PT e o PSDB não se fundem logo e formam um único partido neoliberal. Assim, pelo menos, não teríamos que ficar gastando tempo e tinta para mostrar que o PT não é de esquerda, que seu governo é neoliberal, e que precisamos logo avançar um combate de todas as forças de esquerda contra essa política de saque às riquezas nacionais que é promovida apenas para beneficiar as grandes corporações privadas. Sejam elas nacionais ou estrangeiras.