quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Leitor do blog critica condução e qualidade da obra do bandejão da UENF



Hoje li sua postagem sobre a obra do bandejão da UENF. Como engenheiro que sou, e que tem um código ou princípios que cumprir, fico surpreso com os aditivos de verbas para uma construtora que não cumpre com os prazos nem com os contratos assinado. Também fico indignado com as deficiências e a total ausência das medidas de segurança, tanto individuais como coletivas, dos rapazes que estão fazendo a obra, dia após dia trabalhando em andaimes de baixa qualidade. Nenhum professor engenheiro da UENF é capaz para dar uma aula em segurança para eles? Aliás, quem fiscaliza a obra e as medidas de segurança? Ninguém faz nada?

Outro tema preocupante se refere à qualidade dos materiais que estão sendo usados para o revestimento exterior e, que segundo tenho observado  (ainda que sem certeza absoluta) é de madeira ou conglomerado da pior ou mais baixa qualidade; um material nada recomendável para um local submetido ao clima exterior-(água, vento, sol, umidade). e pintada em branco, pintura que com certeza não é para aplicar na parte externa.

É uma lástima, que com tantas pesquisas que a UENF realiza na área da Engenharia Civil e em outras áreas, a universidade não se tenha dignado a construir um restaurante com alguma contribuição para o uso sustentável do ambiente (por exemplo, um RESTAURANTE ECOLÓGICO, construído com materiais reciclados, usando fontes sustentáveis de energia, sem emissões de CO2, algum tipo de revestimento patenteado pela própria universidade, painéis solares, depuração das águas, etc.).

Como você mesmo observou em sua postagem, além da obra ser cara e ter uma grande duração, creio que ainda será a que trará mais vergonha para a UENF. É que com a passagem dos anos é provável que vejamos a obrar cair aos pedaços, a começar pelo telhado.