terça-feira, 10 de setembro de 2013

Espionagem estadunidense e o leilão do Pré-Sal: tudo como dantes no quartel de Abrantes


A disposição do governo do neoPT em entregar os bilionários campos de petróleo do pré-sal é tão grande que nem a revelação de que os serviços de inteligência estadunidenses andaram xeretando os sistemas de informação do governo brasileiro e da Petrobras está ameaçando a próxima rodada de leilões da Agência Nacional de Petróleo. E olha que nessa rodada entrará a joia da coroa, o campo de Libra.

Se esse fosse um governo com um mínimo de respeito por sua tarefa de proteger os interesses nacionais, a primeira medida seria suspender temporariamente esse leilão. Depois se baniria as corporações estadunidenses da rodada como um aviso aos que nos espionaram de que isto não será tolerado.

Mas nada disso está sendo feito e esse leilão que entregará uma quantidade impressionante de petróleo para multinacionais, incluindo as estadunidenses, vão poder se apoderar de boa parte das riquezas nacionais. De quebra, Dilma Rousseff deverá ir até Washington, DC, ouvir de Barack Obama que ele não sabia da espionagem. Como o próprio Obama já disse um dia, Lula é o cara, e se essa desculpa Dilma já conhece de coxilha. Não vai precisar de um canapé com maionese para engoli-la. 

E ainda vai aparecer alguém para dizer que são os Black Bloc que ameaçam a paz nacional e representam os interesses do capital internacional!