domingo, 22 de setembro de 2013

Do Face para o Blog: Manifestantes invadem Palácio da Guanabara e fazem carnaval da despedida do (des) governador Sérgio Cabral


No início da madrugada do dia 22 de setembro de 2013, após a realização de um Baile de Máscaras na Praça São Salvador, no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro, um grupo de manifestantes conseguiu de surpresa invadir o Palácio Guanabara, sede do governo fluminense.

Durante o tempo que passaram nas varandas do edifício, o grupo que foi acompanhado por uma banda, gritava palavras de ordem contra o governador Sérgio Cabral, em ritmo de marchas de carnaval. Alguns manifestantes entraram em um dos halls do prédio e foram retirados rapidamente pela guarda palaciana que no momento da invasão só contava com 4 soldados no plantão.

A manifestação ocorreu de forma pacífica, não houve nenhuma depredação, nem confronto com a polícia. Na saída do palácio, os manifestantes fecharam a rua Pinheiro Machado por alguns minutos e depois seguiram novamente para a praça São Salvador, onde se dispersaram. 

Desde a última tentativa de invasão ocorrida no dia 13 de agosto por professores da rede estadual e Black Blocs, nenhum outro ato havia conseguido acessar a frente do palácio.

Confira no vídeo abaixo como tudo aconteceu.