terça-feira, 17 de setembro de 2013

Valor: Não houve avanço em negociações de Eike para vender ações, diz Eneva


Por Rodrigo Polito | Valor



RIO - A Eneva (antiga MPX) informou nesta terça-feira que não houve nenhum “avanço ou fato conclusivo” sobre as negociações conduzidas por Eike Batista para uma eventual venda de participação na empresa de energia.

“A Eneva, após consultar um de seus acionistas controladores, Eike Fuhrken Batista, recebeu informações de que não houve qualquer avanço sou fato conclusivo sobre tratativas preliminares de eventual venda de participação remanescente do sr. Eike Fuhrken Batista na Eneva”, afirmou o diretor-presidente e de relações com investidores da companhia, Eduardo Karrer, em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

No dia 10 de setembro, a Eneva confirmou que Eike está negociando, ainda em fase preliminar, a venda de suas ações na empresa, conforme antecipou reportagem publicada pelo Valor PRO, serviço de tempo real do Valor, um dia antes.

De acordo com a reportagem, o processo está sendo acompanhado de perto pela alemã E.ON, a outra controladora da Eneva, que está interessada em ajudar a escolher seu novo sócio. A preparação para a venda também é avaliada com cuidado porque a saída de Eike deverá disparar uma oferta de compra dos papéis de todos os acionistas, por conta da alienação de controle (“tag along”).

A participação de Eike na companhia hoje é de 23,9%, após o processo de aumento de capital de R$ 800 milhões que diluiu sua fatia na empresa. Já a E.ON aumentou sua participação, de 36,2% para 37,9%.

Pelo acordo firmado pelo empresário e a companhia elétrica alemã, cada um dos controladores precisa ter uma participação mínima de 15% para manter a gestão compartilhada na Eneva.