terça-feira, 17 de setembro de 2013

Mário Magalhães informa: presidente Rousseff cancela viagem aos EUA

Um gesto de estadista

Por Mário Magalhães 

Presidente Dilma Rousseff – Foto Flávio Florido/UOL

O gesto da presidente Dilma Rousseff, ao cancelar a visita oficial ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, constitui ato tão eloquente quanto sereno, em defesa da soberania do Brasil.

Pela enésima vez, reitero: se o Brasil tivesse bisbilhotado a maior empresa norte-americana (como agentes dos EUA espionaram a Petrobras) e o próprio hóspede da Casa Branca (como procederam com Dilma), Obama cancelaria liminarmente uma viagem para estas bandas tropicais. Nem seu mais renitente opositor o condenaria.

A vasta arapongagem eletrônica da NSA e da CIA, agências dos EUA, equivalem politicamente a iniciativas de beligerância contra uma nação classificada como amiga pelo Departamento de Estado. Sem uma resposta além da retórica indignada, o Brasil propagaria a impressão de se submeter à condição subalterna à qual se habituou século após século.

Uma coisa é comparar um pibinho, nosso, a um pibão, deles. Outra, considerar que a legislação internacional só vigora para os mais fracos.

Não é rastejando em busca de uma vaga no Conselho de Segurança das Nações Unidas, por mais legítima que seja a reivindicação, que o Brasil será reconhecido como um dos grandes.

E sim exigindo reciprocidade ao tratamento diplomático, nos marcos da lei, que oferece.