sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Medo do refluxo das mobilizações? Olhe para as escadarias da ALERJ

Tem muito "analista político" que anda pregando o fim das mobilizações por causa dos enfrentamentos de rua entre as forças policiais e os Black Bloc.  O último a aparecer com a ladainha foi o ex-companheiro Fernando Gabeira (Aqui!). 

Melhor fariam esses analistas se olhassem para as ruas e vissem o que está acontecendo em termos da luta concreta dos trabalhadores. E para Gabeira nem precisaria ir muito longe da zona sul do Rio de Janeiro, pois bem no centro do Rio de Janeiro está agora instalado um acampamento de professores da rede estadual em greve na frente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.


O fato é que nem tudo está tudo tão dominado quanto pensam os governistas de plantão, nem tudo tão derrotado quanto as Cassandras da direita. O que temos isso sim é uma situação onde a luta de classes está viva e pulsante. E como bem observou alguém com quem eu conversei hoje, os próximos passos vão depender da capacidade das organizações e partidos de esquerda de organizar o maior número possível dos que estão nas ruas protestando de forma fluída. A ver.