sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O PT como avalista da pax estadunidense no Brasil?


O recente episódio envolvendo o grampo das comunicações da presidente Dilma Rousseff é um dos elementos mais reveladores de como o PT abandonou de vez o campo da esquerda. Alguns sintomas já haviam surgido com a negativa de dar asilo a Edward Snowden, o espião que traiu a espionagem estadunidense, e o silêncio vergonhoso em relação ao episódio envolvendo o presidente boliviano Evo Morales que teve o seu avião revistado para ver o mesmo Snowden não estava escondido na aeronave.

Mas agora essa reação pífia ao grampo telefônico e de comunicações eletrônicas da presidente brasileira revela como o PT abandonou qualquer compromisso com a soberania nacional. Estivéssemos nos áureos tempos em que o PT era oposição a FHC talvez ocorresse uma mesma reação indignada ao episódio envolvendo o ministro das relações exteriores,  Celso Lafer, que teve de tirar os sapatos para entrar nos EUA. Mas não, agora vivemos tempos de neoPT e a boa convivência com nossos "amigos" estadunidenses tem que ser preservada.

Aliás, vamos ver se sobrou algum tipo de compostura no PT se a viagem (inútil diga-se de passagem) que a presidente Dilma Rousseff iria fazer aos EUA em outubro.  Se essa viagem se concretizar, dai não vai ter jeito, vou ter que concordar com o jornalista e editor da revista CAROS AMIGOS que diz que Lula é o melhor instrumento que o imperialismo possui neste momento para neutralizar as aspirações de mudança no mundo subdesenvolvido.