sexta-feira, 7 de junho de 2013

Quem vai acreditar? Gigantes da internet negam 'grampo' do governo em atividades de seus usuários


Do UOL, em São Paulo

Getty Images
Governo dos EUA teria acesso a dados internautas que usam serviços como Google e Facebook

Grandes empresas de tecnologia negaram nesta quinta-feira (6) que o governo norte-americano tenha acesso direto aos dados de seus servidores. Com isso, Apple, Google, Facebook e Microsoft contestam as acusações feitas pelos jornais "The Guardian" e "Washington Post": as publicações dizem que a NSA (agência nacional de segurança, na sigla em inglês) pode coletar, junto a nove grandes empresas de tecnologia, informações ligadas à forma como seus clientes usam a internet.

Dentro desse programa, chamado Prism, o governo norte-americano poderia acessar arquivos de áudio, vídeo, foto, e-mails, histórico de buscas e conversas de bate-papo de qualquer cliente dessas que estão entre as maiores empresas de tecnologia do mundo. A Microsoft teria iniciado essa colaboração com o governo em 2007, seguida por Yahoo (2008), Google, Facebook, Paltalk (2009), YouTube (2010), Skype, Aol (2011) e Apple (2012).

Diante das acusações, o Google afirmou não fornecer ao governo acesso a dados privados de seus usuários. O Facebook disse que o governo não tem acesso direto aos servidores da empresa, enquanto a Microsoft alegou apenas fornecer informações de seus usuários quando solicitado legalmente pela Justiça, e não de forma "voluntária". A Apple negou conhecer o Prism, negando as acusações. 


Saiba como deixar o Facebook à prova de ''stalkers'', bisbilhoteiros, fofoqueiros e afins31 fotos1 / 31

Acredite, eles estão à espreita de qualquer post público ou foto em que você foi marcado no Facebook ou publicou na sua Linha do Tempo. Os stalkers aproveitam qualquer deslize para saber seu status de relacionamento, sua idade, sua profissão, seu humor, onde você está, o que está comendo... Mas há ""salvação"": ajustes nas configurações de privacidade e atenção na hora de postar deixam seu Facebook ""de corpo fechado"". Veja as dicas a seguir Leia mais Arte UOL

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (6), a NSA afirmou que as denúncias feitas pela imprensa foram imprecisas, mas não negou as acusações. A agência explica a seção 702 de uma lei norte-americana para vigilância de estrangeiros, citada nas reportagens, dizendo que ela não se aplica a norte-americanos ou a moradores do país.

"As informações coletadas de acordo com essa lei estão entre as mais valiosas e importantes e são usadas para proteger nossa nação de uma grande variedade de ameaças. A publicação não autorizada de informações sobre esse programa importante e inteiramente legal é repreensível e arrisca a segurança dos americanos", diz o texto.

Documento

No documento – um arquivo de Powerpoint com 41 slides --, a NSA divulga o "forte crescimento" do uso do programa Prism para obter informações, de acordo com o "The Guardian". A quantidade de dados teria aumentado 248% em 2012 considerando o comunicador instantâneo Skype, da Microsoft. Os valores subiram 63% e 131%, se considerados Google e Facebook, respectivamente. A publicação não divulga números absolutos, apenas as porcentagens. 


STALKER: SAIBA COMO SE COMPORTAM OS 'PERSEGUIDORES' NA INTERNET

Ainda segundo o "The Guardian", a NSA produziria mensalmente mais de 2.000 relatórios baseados no programa Prism. Somente em 2012 foram 24 mil, um aumento de 27% em relação ao ano anterior.

Telefonia celular

Também na quarta-feira (6), o "The Guardian" publicou que o governo dos EUA tem acesso a informações de chamadas telefônicas feitas por clientes da Verizon – para isso, usa a mesma lei para vigilância de estrangeiros.

De acordo com a publicação britânica, o documento mostra pela primeira vez, durante a administração do presidente Barack Obama, que dados de milhares de americanos estão sendo coletados indiscriminadamente, independente de as pessoas serem suspeitas de algum crime.

Sob a administração Bush foram descobertos vários sistemas de monitoramento pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos. No entanto, não era conhecido que a prática continuava com a administração atual.

O senador republicano Mike Rogers, presidente do comitê de segurança dos Estados Unidos, disse que as coletas de dados solicitadas pela NSA ajudaram a frustrar várias tentativas de ataques terroristas ao país. Ele mencionou que os dados de monitoramento ajudaram o país a interromper um "caso significativo" de tentativa de ataque.

(Com All Things D, Guardian, Reuters e Techcrunch)