terça-feira, 2 de abril de 2013

Portal OZKNews informa: nova greve de trabalhadores do Porto do Açu


Eu fico meio pasmo com a defesa indecorosa que alguns ainda insistem em fazer do Complexo Industrial-Portuário do Açu, relegando as violações ambientais, sociais e trabalhistas que estão sendo cometidas a um plano praticamente invisível.

Felizmente, há os que resistem e cobram o simplesmente cumprimento das leis ambientais, sociais e trabalhistas. 

E numa prova de que aquilo que está ruim pode sempre piorar, o Portal OZK News acaba de informar que uma nova greve dos trabalhadores do Porto do Açu está ocorrendo nesta 3a. feira. Mas os motivos são antigos e envolvem o descumprimento das leis trabalhistas que ainda vigoram no Brasil.

Ao longo do dia certamente teremos mais novidades. Mas uma coisa é certa: Eike Batista vai ter muito trabalho para convencer seus parceiros corporativos de que anda bem no Porto do Açu.


Trabalhadores interditam acesso ao Complexo Portuário do Açu, em São João da Barra

por Leonardo Ferreira

As primeiras informações que chegam à redação do Portalozk.com , neste momento (5h57), dão conta de uma paralisação feita por trabalhadores de empresas que prestam serviços para o Porto do Açu, em São João da Barra.

Os trabalhadores da empresa Acciona (OSX) reivindicam seus direitos trabalhistas, além de melhores condições de trabalho. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar já foram acionados e se deslocaram para o local.

Houve várias tentativas dos funcionários em corrigir problemas com relação a pagamentos e as falhas persistem, levando os trabalhadores à paralisação. Não houve troca de turno no Porto, ou seja, funcionários que entraram às 19h de ontem, ainda estão “presos” no acesso. O congestionamento já chega a 6,5km.