quinta-feira, 25 de abril de 2013

Estado de alta ansiedade por causa do Porto do Açu


Uma fonte bem informada sobre o que anda acontecendo dentro do canteiro de obras do Porto do Açu me disse que é alto o nível de ansiedade entre os trabalhadores que ainda continuam lá trabalhando.  A ansiedade é causada pela expectativa que o facão de cortes de postos de trabalho não tenha ainda parado, e que mais pessoas vão ser colocadas na rua nas próximas semanas.

Segundo essa mesma fonte, também está crescendo o nível de ansiedade dentro da Prefeitura de São João da Barra. É que ainda restam milhares de trabalhadores dentro das obras, e uma demissão em massa poderia ter consequências sociais imprevisíveis para um município que já vive sob o espectro da perda da receita dos royalties.

Bom, me desculpem, não foi por falta de aviso que se chegou a um contexto tão oposto das promessas que foram feitas para justificar a expulsão de centenas de famílias de suas terras no V Distrito de São João da Barra.

Agora que a bolha chamada Eike Batista parece estar mais propensa a explodir do que crescer, é compreensível que haja bastante gente ansiosa. Mas em pior situação estão os demitidos e desapropriados. Para esses não haverá socorro do governo federal nem interesse das corporações multinacionais, sejam elas russas, chinesas ou malaias.