sábado, 27 de abril de 2013

Justiça dos EUA aciona Novartis por subornar médicos. E no Brasil, nada!


Empresa teria aumentado as vendas de seus medicamentos, dando incentivos aos médicos, que acabaram sendo pagos com recursos de programas de saúde pública
©afp.com / Indranil Mukherjee
Esta que é a segunda ação judicial no país contra a empresa suíça esta semana

Nova York - O Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusou nesta sexta-feira a companhia farmacêutica Novartis de pagar subornos a médicos para que prescrevam seus medicamentos em detrimento de remédios da concorrência.

Nesta que é a segunda ação judicial no país contra a empresa suíça esta semana, o Departamento de Justiça indicou que a Novartis Pharmaceuticals aumentou as vendas de seus caros medicamentos de marca, dando incentivos aos médicos, que acabaram sendo pagos com recursos de programas de saúde pública.

A ação, apresentada no Tribunal Federal do Distrito de Nova York, alegou que, para promover medicamentos da Novartis como Lotrel e Valturna, prescritos para tratar a hipertensão, e o Starlix, receitado para diabéticos, a empresa pagou a médicos para dar conferências no que denominavam de "ocasiões sociais" e organizou jantares sofisticados para os médicos.

Estas ações "eram, na verdade, subornos aos conferencistas e participantes com a finalidade de induzi-los a receitar medicamentos da Novartis", afirmou o Departamento de Justiça.

"Os analistas da Novartis concluíram que estes programas eram muito rentáveis em termos de receitas suplementares geradas por seus medicamentos", destacou o departamento de Justiça.

Em consequência, o laboratório suíço dedicou 65 milhões de dólares entre janeiro de 2002 e novembro de 2011 para promover 38 mil programas de 'conferências' ligados aos medicamentos Lotrel, Valturna e Starlix.

"Os pacientes merecem cuidados baseados em um julgamento médico saudável, e não no interesse financeiro dos médicos", disse Stuart Delery, um dos promotores encarregados do caso.

Os pagamentos violaram o Estatuto Anti-suborno dos Estados Unidos e levaram o governo a pagar por "falsas demandas" por produtos farmacêuticos da Novartis através de seus programas de saúde.

Os programas federais de cobertura médica Medicare e Medicaid, destinados a pessoas de poucos recursos, "gastaram milhões de dólares em encomendas derivadas da corrupção", afirmou Delery.

Na terça-feira, o governo americano acionou a Novartis por pagar subornos a pelo menos vinte farmácias para que recomendassem o uso de seu medicamento Myfortic no lugar de outros remédios genéricos mais baratos usados para tratar pacientes transplantados, em troca de lucros sobre as vendas.