quinta-feira, 25 de abril de 2013

Brasil é o quarto país mais desigual da América Latina

Apesar da melhora na distribuição de renda nos últimos anos, o Brasil é o quarto país mais desigual, de acordo com relatório da ONU

Felipe Werneck, do



Tuca Vieira/Wikimedia Commons
Desigualdade em São Paulo: Segundo o estudo, país só está atrás de Guatemala, Honduras e Colômbia

Rio - A redução da desigualdade é o principal desafio das cidades na América Latina. A declaração foi feita nesta terça-feira pelo representante do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), Erik Vittrup.

O relatório "Estado das cidades da América Latina e do Caribe - 2012" mostra que a região tem 111 milhões de pessoas vivendo em favelas, ou um quarto da população. No período de 20 anos (1990-2010), aumentou em 5 milhões o número de habitantes dos chamados assentamentos precários.

Apesar da melhora na distribuição de renda nos últimos anos, o Brasil é o quarto país mais desigual, de acordo com o documento, atrás da Guatemala, de Honduras e da Colômbia. "Para as Nações Unidas, o principal desafio é desenvolver estratégias para combater a desigualdade. Sabemos que as cidades têm riqueza suficiente para reduzir essa situação", disse Vittrup.

O dinamarquês elogiou iniciativas de cidades brasileiras como o sistema de transporte público de Curitiba, o projeto Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Social em favelas do Rio, o orçamento participativo em Porto Alegre e a política pública de atenção às mudanças climáticas em São Paulo.