domingo, 28 de abril de 2013

Mortandade de peixes na Lagoa de Iquipari


Acabo de receber uma correspondência eletrônica de uma morador do Açu dando conta que pelo menos há 10 dias está ocorrendo uma enorme mortandade de peixes na Lagoa de Iquipari no entorno do Porto do Açu.  Como a Lagoa de Iquipari está inserida na RPPN Fazenda Caruara de propriedade da LL(X), eu fico imaginando por que até agora esse assunto não foi tratado nem pela empresa ou pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) que são as partes qu deveriam estar zelando pela boa condição ambiental no entorno do Complexo Industrial-Portuário do Açu.

O Portal OZK chegou a noticiar a semana passada uma ação da Prefeitura de São João da Barra para fechar a abertura da barra da Lagoa Iquipari que teria sido feito de forma clandestina (Aqui!). No entanto, essa medida não parece ter sido suficiente para cessar a mortandade de peixes que já estava ocorrendo e que continuou, segundo as informações que eu recebi neste domingo.

Vamos esperar agora com o início desta semana que o INEA mande seus representantes ao local para que se estabeleça o devido processo de apuração dessa grave situação. Já quanto ao LL(X), parece que a propagandeada preocupação com a proteção ambiental fica mesmo só no bom e surrado discurso do desenvolvimento (in) sustentável!