terça-feira, 16 de abril de 2013

Produção média de óleo da OGX cai 10,1% em março

Produção média de óleo da OGX cai 10,1% em março

Empresa produziu média de 15,1 mil barris de óleo equivalente por dia (boepd) em março. O volume é 10,1% inferior ao total de 16,8 mil boepd produzidos em fevereiro

OGX: em nota, a OGX informou que a queda da produção offshore, no Campo de Tubarão Azul, foi impactada por uma combinação de fatores. 


São Paulo - A OGX, empresa de petróleo e gás do grupo EBX, do empresário Eike Batista, registrou produção média de 15,1 mil barris de óleo equivalente por dia (boepd) em março. O volume é 10,1% inferior ao total de 16,8 mil boepd produzidos em fevereiro. A produção offshore totalizou 8,3 mil boepd, ante 11,3 mil boepd em fevereiro, uma queda de 26,5% em igual comparação. A produção onshore, por outro lado, atingiu a média de 6,8 mil boepd em março, alta de 23,6% em relação à produção média de 5,5 mil boepd do mês anterior.

Em nota, a OGX informou que a queda da produção offshore, no Campo de Tubarão Azul, foi impactada por uma combinação de fatores. A produção no poço produtor OGX-68HP sofreu com danos na bomba centrífuga submersa (BCS) devido a problemas operacionais ocasionando o superaquecimento da mesma. "O incidente causou parada de 15 dias no poço no mês de março", segundo a OGX.

No caso do poço TBAZ-1HP, a companhia enfrentou instabilidade na geração elétrica do FPSO OSX-1, o que resultou em intermitência de funcionamento e danos à BCS. O incidente causou parada de 11 dias no poço no mês de março. Já o poço OGX-26HP ficou parado por 2 dias por motivo de segurança, dada a instabilidade de geração elétrica no OSX-1. "Após o pleno restabelecimento de geração de energia, o mesmo voltou a produzir normalmente", informou a OGX.

Intervenção

"Para efetuar o reparo da BCS do poço OGX-68HP, será necessária uma intervenção de aproximadamente um mês, que fora iniciada em meados de abril e deverá ser concluída em meados de maio. Já a intervenção no poço TBAZ-1HP deverá ocorrer em seguida aos trabalhos no poço OGX-68HP", alertou a OGX. Ambos os poços continuarão com sua produção interrompida até o reparo das respectivas BCSs.

Por causa desses problemas, a OGX informa que a produtividade média offshore por poço ficou em 3,9 mil barris de óleo equivalente por dia em março. A companhia destaca também que a produção total offshore foi de 256.743 barris de óleo equivalente no mês passado, com uma produção total terrestre de 72,3 milhões de metros cúbicos de gás natural. A produção média terrestre, no Campo de Gavião Real, foi de 2,3 milhões de m³ por dia no mês
.