quarta-feira, 10 de abril de 2013

Artigo apresentado na conferência do Banco Mundial

Como mencionei na postagem anterior estou participando da Annual Conference on Land and Poverty organizada pelo Banco Mundial para tratar dos problemas envolvendo comunidades tradicionais e camponeses em todo o mundo por causa do avanço de grandes corporações sobre regiões agrícolas.

A capa do artigo que eu apresentei, de minha autoria e do meu orientando de mestrado no Programa de Políticas Sociais , Felipe Medeiros de Alvarenga, vai abaixo. Apesar do título geral, o artigo apresenta um estudo de caso sobre as desapropriações feitas pela Companhia de Desenvolvimento Industrial (CODIN) no V Distrito de São João da Barra.



Quem quiser acessar o artigo completo clicar Aqui!.

Em tempo a pessoa que me sucedeu na mesa de trabalhos iniciou dizendo que ele ia apresentar o seu trabalho ainda sob o impacto de ter ouvido um caso tão "forte".  Pois é, só entre certos círculos locais é que a história da remoção das famílias do V Distrito para a construção do trepidante porto do Açu é um meio que justifica o fim.