segunda-feira, 15 de abril de 2013

Eike se diz decepcionado com a OG(X)


A matéria abaixo dá conta de um suposto estado de decepção de Eike Batista com a performance da OG(X). A leitura desse material dá uma breve abertura sobre o que anda pensando o ex-menino dourado da imprensa corporativa brasileira. Pelo jeito, Eike anda pensando em mandar mais gente embora das suas empresas, como já vem fazendo desde meados de 2012 quando as empresas da franquia "X" começaram a entrar numa espiral de perda.

E se for isso mesmo, isto seria uma indicação de Eike Batista não está aprendendo nada com a lição que está levando da vida. Afinal, falar em nova disciplina normalmente indica que mais demissões vão vir. E uma das razões pelas quais o mercado, seja quem for essa entidade sobrenatural, perdeu a confiança em Eike e suas empresas é o estado de instabilidade em que o Grupo EBX se encontra.


E dizer que está decepcionado com o desempenho da OG(X) é quase um atestado/confissão de incompetência. Afinal, do jeito que as empresas da franquia "X", com tudo passando por Eike, a fonte de decepção pode ser o próprio.


Eike se diz decepcionado com o preço das ações da OGX


Declaração foi dada no Twitter após o questionamento de um internauta

Gustavo Kahil, de

"Eu não vendi minhas ações!", declarou Eike em seu perfil no Twitter

São Paulo – O empresário Eike Batista, controlador da OGX (OGXP3), disse neste final de semana estar decepcionado com a queda das ações da petroleira na bolsa. 

O rompimento do silêncio após o novo tombo da empresa na bolsa veio após um usuário da rede social questioná-lo depois de o empresário justificar uma reportagem sobre o montante devido ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) pelo grupo EBX, que seria muito menor do que o apontado. 

O usuário Breno Lucki “@Bluck” questionou o empresário: “E o que você vai dizer para pessoas que acreditaram em você e pagaram R$ 22 pela ação da OGX e hoje elas não valem nem R$ 2 cada”.

“Eu não vendi minhas ações! Estou tão decepcionado quanto você e trabalhando para mudar esta realidade com nova disciplina!”, respondeu Eike Batista também em uma mensagem enviada pelo Twitter.



As incertezas sobre a produção nos poços em desenvolvimento são preocupação constante para os investidores e a queda das ações no ano já chega a 67% - o pior desempenho do Ibovespa em 2013.

Produção


O nível de produção em cada um dos dois primeiros poços da empresa estabilizou-se em aproximadamente 5.000 barris por dia, bem abaixo das expectativas iniciais de 10.000. Além disso, o terceiro poço conseguiu apenas uma produção de 3.800 barris diários.

Na semana passada, a Moody’s rebaixou o rating da empresa por conta da produção abaixo do esperado. Na semana anterior àquela, a Standard and Poor's também revisou a nota de crédito, que passou de B para B-. Ambas têm perspectiva negativa, o que indica um novo corte.

No dia 11 de abril, o Deutsche Bank reduziu o preço-alvo às ações da OGX de 2 reais para 80 centavos de real e se tornou assim o mais pessimista do mercado em relação aos papéis da petroleira de Eike Batista.