segunda-feira, 8 de abril de 2013

Parece que Dilma mandou e a cavalaria do governo vai socorrer Eike Batista



Parece que os fãs de Eike Batista e ele próprio podem respirar um pouco mais aliviados! É que como mostra a matéria abaixo publicada pela Revista Exame, a presidente Dilma Rousseff teria ordenado à Graça Foster, presidente da Petrobras, que socorra o combalido conglomerado de Eike Batista.

Agora, a pergunta que fica é a seguinte: se mais essa manobra realmente acontecer e vier a falhar, a quem irá Eike Batista pedir socorro? 

Além disso, quanto será que esse socorro vai custar aos cofres públicos brasileiros? Mas como se vê disso tudo é que as elites brasileiras adoram falar do Estado até que ocorra algum problema criado por elas mesmas. Dai a tendência quase genética é ir pedir socorro a quem antes tanto se tripudiava. Parece amor malandro.  Sei lá, mas isso me lembra não sei qual canção de Bezerra da Silva.


Petrobras e empresas X negociam a pedido de Dilma, diz site



De acordo com as informações, o governo brasileiro estaria tentando assegurar a demanda pelo Porto de Açu, no Rio de Janeiro

Tatiana Vaz, de

Fred Prouser / Reuters
Eike Batista: não é a primeira vez que governo intervem a seu favor

São Paulo – Uma possível quebra das empresas do grupo X, do empresário Eike Batista, não seria nada interessante para o Brasil – e o governo Dilma Rousseff já começa a considerar maneiras de ajudar o conglomerado a neutralizar qualquer risco. É o que mostra uma matéria divulgada nesta tarde pelo sistema de notícias online Valor Pro.

De acordo com as informações, o governo tenta assegurar a demanda pelo Porto de Açu, no Rio de Janeiro, e, para isso, a Petrobras teria sido acionada para iniciar negociações com o grupo. Por enquanto, a estatal estaria avaliando o que poderia ganhar com a operação e a possiblidade de usar as empresas de Eike como troca em outras negociações, segundo uma autoridade do Palácio do Planalto não revelada pela matéria.

A iniciativa seria uma tentativa de o governo ajudar a diminuir a desconfiança dos investidores nas empresas X, cujas ações sofrem forte queda no mercado há algum tempo. Nesta segundafeira, antes desta notícia, a OGX chegou a cair 13,5%, mas se recuperou e terminou com uma pequena bem menor, de 1,75%. 

Não seria a primeira vez que o governo Dilma interviria a favor dos negócios do bilionário brasileiro. Segundo a matéria, outro movimento foi o de tentar transferir um estaleiro da companhia Jurong, de Cingapura, do Espírito Santo para o Porto de Açu – iniciativa mal sucedida, que ainda teria deixado um mal estar entre a administração Dilma, o governo do Espírito Santos e os parlamentares do estado.