quinta-feira, 26 de abril de 2012

UMA SEÇÃO DE PROPAGANDA EXPLÍCITO PARA O LIVRO "O BRASIL EM EVIDÊNCIA: A UTOPIA DO DESENVOLVIMENTO"

Normalmente não costumo fazer propaganda dos meus escritos de cunho acadêmico, já que não gosto de me auto-promover. Mas vou abrir exceção e recomendar o livro intitulado "O Brasil em Evidência: A Utopia do Desenvolvimento" que foi publicado pelas editoras da Fundação Getúlio Vargas e da PUC do Rio de Janeiro, pois acho que esta obra chega num momento crucial sobre o modelo de desenvolvimento que desejamos para o Brasil.

O livro é fruto de um seminário organizado pela FGV/RJ sob a coordenação dos professores Paulo Emílio Matos Martins e Oswaldo Munteal, que se tornaram respectivamente os organizados de um livro de grande fôlego e que procura refletir sobre o pensamento e o legado de figuras como Darcy Ribeiro, Celson Furtado, Milton Santos, Paulo Freire, Octavio Ianni, Ruy Mauro Marini, Nelson Werneck Sodré e Alberto Guerreiro Ramos.

Apesar de possuírem pensamentos distintos os pensadores que são tratados neste livro compartilhavam uma imensão vontade de contribuir para a superação da profunda desigualdade social e econômica que grassa no Brasil desde que os conquistadores portugueses aqui chegaram com seus espelhos.

Esta obra oferece também um contraponto importante à concepção medíocre da "utopia do possível" que vem embalando os projetos de crescimento do governo federal brasileiro a partir do primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso e que terminou por desaguar na trágica decisão do Câmara de Deputados no dia de ontem em relação ao Código Florestal.

No meu caso, me coube escrever um capítulo sobre o legado teórico e militante de Florestan Fernandes, tendo como elo de ligação a Escola Nacional Florestan Fernandes que foi criado pelo MST e que está sediada no município de Guararema (SP).

Enfim, este livro merece ser lido, refletido e aplicado!