terça-feira, 3 de abril de 2012

ANGLO AMERICAN: A NOTÍCIA PELA METADE

A matéria abaixo, publicada hoje no Jornal Folha da Manhã, dá conta que as obras do mineroduto da multinacional Anglo American continuam após a suspensão da liminar que havia sido concedida pela juíza Maria Jacira Ramos e Silva que atendeu pedido da Ministério Público de Minas Gerais.

Mas como toda matéria que é, na prática, um anúncio publicitário, o que esta veiculação sobre o mineroduto da Anglo American que, aliás, já foi da MMX do Sr. Eike Batista, esqueceu de mencionar alguns pontos importantes.

Primeiro que a liberação da Justiça de Minas Gerais foi apenas para as obras que já estão sendo realizadas e que a expansão da área de mineração continua SUSPENSA (Ver Aqui) até que se comprove que a Anglo American não está danificando o patrimônio arqueológico.

Outra questão que não foi mencionada é que persistem graves denúcias sobre a forma que famílias de Quilombolas que habitam a região estão sendo removidas de suas terras pela Anglo American (Ver Aqui)., que reproduz em Minas as mesmas estratégias aplicadas no V Distrito de São João da Barra pelo governo do Rio de Janeiro para atender os interesses de Eike Batista.