terça-feira, 17 de abril de 2012

MST pára avenida no centro do Rio pela punição dos assassinos de Carajás 17 de abril de 2012



Da Página do MST


Cerca de 300 Sem Terra bloquearam a Av. Presidente Vargas, na altura do prédio do Detran, onde fica a sede do Incra no Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira.

O MST realiza no Dia de Luta pela Reforma Agrária, o 17 de Abril, o bloqueio de diversas estradas e rodovias pelo país como mecanismo de pressão pela punição aos assassinos de Eldorado dos Carajás e em defesa da Reforma Agrária.

A Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária do mês de abril tem como objetivo rememorar os 21 companheiros assassinados (19 morreram no local) no Massacre de Eldorado de Carajás, em operação da Polícia Militar, no município de Eldorado dos Carajás, no Pará, no dia 17 de abril de 1996, tornando-se oficialmente o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária.

Mesmo após 16 anos de um massacre de repercussão internacional, a impunidade continua pairando sobre essa questão, uma vez que ninguém foi preso e os dois comandantes da Polícia Militar condenados a 220 anos de prisão permanecem soltos.

Depois do protesto na avenida Getúlio Vargas, os manifestantes partem para o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, onde realizarão ato cobrando ações efetivas do Judiciário. O TJ fica na Avenida Presidente Antônio Carlos, 114, Centro do Rio.

Na segunda-feira, o prédio do Incra na cidade do Rio de Janeiro também foi ocupado por cerca de 300 Sem Terra. Os manifestantes reivindicam a efetivação da Reforma Agrária e denunciam a paralisação do processo de assentamento das famílias acampadas.