segunda-feira, 30 de abril de 2012

Movimento pelo veto de Dilma ao Código Florestal ganha força na internet

Greenpeace lançou um manifesto em que pede que a presidenta cumpra promessa de campanha
 
 ISTOÉ Online e Portal Terra

A aprovação pela Câmara dos Deputados do novo Código Florestal gera protestos na internet desde a noite desta quinta-feira (26). Depois de ganhar as redes sociais com a hashtag #vetadilma, a discussão agora está sendo articulada por órgãos de defesa do meio ambiente. O Greenpeace lançou um manifesto em que pede que a presidenta cumpra sua promessa de campanha e vete a seção do texto que concede anistia aos desmatadores. O texto pode ser enviado como mensagem pelos internautas.

Leia o manifesto na íntegra:

“Presidente Dilma,


Estou muito preocupado em ver que a Amazônia está novamente sob ameaça. Após anos de desmatamento baixo, a floresta voltou a cair sob motosserras e tratores, assim como as populações fragilizadas no campo, vítimas da violência.


Vejo que isso tem ligação com a proposta de mudanças do Código Florestal. Esse texto abre brecha para mais desmatamentos e anistia quem cometeu crimes no passado, sabemos que é possível dobrar nossa produção de alimentos sem precisar desmatar mais. Eu não quero essa lei em vigor e não é o que espero da presidente. Nas eleições, a senhora prometeu que não deixaria um texto assim ser aprovado.


Uma floresta preservada é importante para a biodiversidade, para a sobrevivência das populações que dela dependem, para a agricultura familiar que produz minha comida e para os demais produtores que precisam dos serviços ambientais. A floresta é essencial para controle do aquecimento global, e o Brasil que a senhora governa assumiu um compromisso internacional de redução de suas emissões de gases-estufa. Quero vê-lo cumprido.


Está em suas mãos decidir se a nova lei vai para a frente e se suas promessas – para mim e os demais eleitores, e para o público internacional – serão realmente cumpridas.


Por favor, vete o projeto do Código Florestal. Você pode salvar a Amazônia e as demais florestas brasileiras da destruição.”

A partir das 14h desta sexta-feira, o Greenpeace planeja um 'twittaço" pedindo pelo veto da presidenta. Também foi criado um serviço para usuários do Twitter que permite adicionar uma faixa de protesto á foto do perfil. O serviço é encontrado no site Twibbon.com.

Entenda o caso
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou por 274 votos a 174 (com 2 abstenções) o texto-base do novo Código Florestal com as mudanças propostas pelo relator da matéria, deputado Paulo Piau (PMDB-MG).

Após a votação, os deputados analisaram 14 destaques apresentados por vários partidos. As mudanças do relator contrariam orientação do governo e dos ambientalistas, que defendiam o texto aprovado pelos senadores e enviado à Câmara para nova votação, com o argumento de que, no Senado, a proposta havia sido acordada com o setor produtivo e com os ambientalistas, contando também com a aprovação de deputados.

Piau reincorporou ao seu parecer o dispositivo que estabelece as faixas de reflorestamento a serem exigidas dos produtores que desmataram áreas de preservação permanente (APPs) em beiras de rio. O texto foi reformulado depois que o presidente Marco Maia (PT-RS) deferiu a questão de ordem do deputado Sarney Filho (PV-MA) sobre a recomposição de APPs a 15 m em torno de rios com até 10 m de largura. Segundo Maia, como Casa iniciadora, a Câmara tem a prerrogativa de manter o texto inicialmente aprovado de um projeto em detrimento daquele feito pelo Senado, mas não pode suprimir partes que tenham sido aprovadas pelas duas Casas.

O ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, conversaram com a presidenta e afirmaram que ela deve vetar pelo menos parte do texto.