sábado, 14 de abril de 2012

MST CELEBRA 15 ANOS DO ASSENTAMENTO ZUMBI DOS PALMARES E MANDA RECADO PARA EIKE BATISTA

Nos dias 13 e 14 de Abril foram feitas uma série de atividades para marcar os 15 anos da ocupação das terras da Usina São João no município de Campos dos Goytacazes. Graças a uma ocupação bem organizada, e que surpreendeu aos latifundiários e até as forças policiais, o MST conseguiu um feito inédito que foi a criação do Assentamento Zumbi dos Palmares que possui uma área de 8.500 hectares e abriga cerca de 500 famílias de pequenos produtores.

Neste sábado (14/04) as celebrações ocorreram num palco montado na agrovila do Zumbi IV. Ali centenas de militantes de organizações sociais, estudantes e assentados se reuniram para ouvir uma série de pronunciamentos cuja tônica foi a defesa da reforma agrária e, sim, por que não, o repúdio ao processo de desapropriação de terras no V Distrito de São João da Barra para beneficiar o Grupo EBX de propriedade do Sr. Eike Batista que mereceu até uma faixa especial, mostrada abaixo.

Para quem não se recorda, a LLX (subsidiária do Grupo EBX que está encarregada da construção do Porto do Açu) chega a negociar o DNIT o uso de parte das terras do Zumbi dos Palmares para o processo de duplicação do trecho urbano da BR-101. Este fato tornou Eike Batista uma persona non grata dentro do Zumbi dos Palmares. E hoje durante as celebrações dos 15 anos da criação do assentamento, o MST tornou sua posição em relação a Eike Batista bem clara.