segunda-feira, 23 de abril de 2012

DIANTE DA INEFICIÊNCIA DO GLIFOSATO, CNTBIO SE PREPARA AUTORIZAR O USO DO AGENTE LARANJA NAS CULTURAS TRANSGÊNICAS DE SOJA E MILHO



Que a chamada Comissão Nacional Técnica de Biossegurança (CNTBIO) se transformou numa plataforma das corporações multinacionais todos que acompanham a sua atuação já sabem. Agora fica mais evidente que a CNTBIO não possui qualquer pudor em avançar a agenda do veneno e aprovar o uso do 2,4-D para aspersão em campos que utilizem sementes transgênicas de milho e soja para as quais o agrotóxico Glifosato, fabricado pela MONSANTO, não está sendo mais eficiente no controle de plantas daninhas.

A coisa aqui é particularmente grave porque o 2,4-D (que é um dos componentes do Agente Laranja que foi jogado de forma abudante durante a Guerra do Vietnã) é extremamente tóxico. O nome de fantasia do 2,4-D é "Tordon" que todo agricultor, mesmo o mais descrente dos perigos deste tipo de substância, reocnhece que é altamente perigoso. 

Mas uma coisa essa possível aprovação para o uso do 2,4-D em sementes transgênicas revela: a falácia de que este tipo de organismo geneticamente modificados diminuiriam a necessidade do uso de agrotóxicos. O que está acontecendo é o contrário, pois o que temos é a perpetuação do uso de substâncias altamente venenosas que ampliarão ainda mais os custos sociais e ambientais do emprego deste tipo de semente. 

E isto tudo para quê? Para manter viável um modelo de agircultura cujas principais beneficiadas são as multinacionais que vivem de fabricar sementes e agrotóxicos.

Por essas e outras é que a CNTBIO precisa ter seu trabalho conhecido e fortemente combatido por todos aqueles que querem um outro modelo de agricultura que, acima de tudo, nos entregue alimentos saudáveis e cujo cultivo não contribuem para a morte dos agricultores e a poluição de solos, atmosfera e corpos aquáticos.

Para entender sobre esta polêmica leia Aqui