sexta-feira, 27 de abril de 2012

Neste 1º de Maio somos todos trabalhadores do Comperj

 
 O Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro é a segunda maior obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no Brasil, incluindo duas refinarias. As empresas encarregadas da construção estão recebendo mais de R$ 15 bilhões, repassados pela Petrobrás. Trabalham atualmente no Comperj cerca de 16 mil operários.Trabalhadores estão em greve há mais de 20 dias.

Mas assim como os consórcios, a direção da Petrobrás, que projetou a obra, está tratando os trabalhadores como bandidos.

Trabalhadores estão em greve há mais de 20 dias

Os operários estão parados desde 9 de abril. Apesar do alto lucro das empresas, os trabalhadores têm sido tratados sem nenhum respeito. A comida é servida estragada. Os trabalhadores de outras regiões do país não têm direito a folga para visitar as famílias, como manda a legislação.

O FGTS não está sendo depositado há mais de seis meses. Apesar de estarem na data-base, os consórcios (empresas) estão ignorando as reivindicações dos trabalhadores e não apresentam nenhuma proposta. As empresas não pagam hora extra nem têm banco de horas.

Obra pode dobrar de valor!

Apesar de maltratarem os trabalhadores e desrespeitarem seus direitos, as empresas podem faturar o dobro do que estava inicialmente previsto: a obra pode custar aos cofres públicos R$ 31 bilhões!

O Sindipetro-RJ apresentou denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) para apurar a origem e o destino de todo esse dinheiro. Também vai entrar com denúncia junto ao Tribunal de Contas da União (TCU). Dentre as empresas que atuam no canteiro de obras estão a Delta e a Locanty, acusadas de superfaturamento. A sociedade está indignada com o mau uso do dinheiro público e com o desrespeito aos trabalhadores!

Os trabalhadores do Comperj precisam da nossa solidariedade! A greve é justa e tem que continuar até a conquista das reivindicações. Parados há mais 20 dias, os trabalhadores em greve estão sem salário, enquanto os supervisores continuam recebendo.

DOAÇÃO DE ALIMENTOS

Por enquanto, estamos recebendo cestas básicas ou um quilo de alimento não perecível. As doações podem ser feitas no Sindipetro-RJ:

RIO: Avenida Passos, 34, no centro (próximo à Praça Tiradentes). Telefone 3034-7300.

ITABORAÍ: Rua Mendonça Sobrinho, 57, sala 3. centro. Telefone 2645-7288.

BASES DA PETROBRÁS:

Nas bases da Petrobrás, o carro do Sindipetro-RJ vai recolher a doação de alimentos

Fonte: Agência Petroleira de Notícias