segunda-feira, 16 de julho de 2012

VINDO DE QUEM VEM, A CRÍTICA É MAIS DURA SE VIESSE DOS CRÍTICOS NORMAIS. PAI DE EIKE AFIRMA QUE O BRASIL ESTÁ VIRANDO UMA COLÔNIA EUROPÉIA AFRICANA!


A matéria abaixo foi publicada hoje pelo Jornal O GLOBO e representa uma das críticas mais duras já emitidas publicamente contra a política de comodificação da economia brasileira. E o interessante que o autor do petardo é o pai de Eike Batista, o ex-ministro Eliezer Batista.


E Eliezer, apesar de defender as investidas do filho dileto, é claro: estamos virando uma colônia européia africana ao desistirmos de exportar produtos industrializados e concentrar tudo na exportação de produtos básicos.


Vamos ver o que Dilma Rousseff e Guido Mantega vão dizer! Mas legal mesmo seria saber o que pensa Eike, o filho de Eliezer!

‘Estamos virando uma colônia europeia africana’, diz pai de Eike

Por Henrique Gomes Batista




RIO — O ex-ministro e fundador da Vale, Eliezer Batista, criticou na tarde desta segunda-feira a atual situação da economia brasileira e disse que o Brasil está virando uma colônia do século passado. Segundo ele, o país erra em não ter uma postura mais agressiva na exportação de produtos industrializados. Batista criticou a elevada dependência de produtos básicos na pauta exportadora brasileira.
— Eu vejo (essa elevada participação de produtos básicos nas exportações) como algo muito mau, nós estamos virando uma colônia europeia africana do século passado. E sem agregar valor você não cria empregos de qualidade — disse Eliezer Batista no almoço de 203 anos da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).
Ele defendeu a estratégia de negócios da EBX, empresa de seu filho Eike Batista. Segundo o engenheiro — que compõe o Conselho de Administração do grupo — o mercado financeiro está sendo “exagerado e injusto” com a empresa. Os papéis da EBX caíram muito nas últimas semanas depois que a empresa enfrentou dificuldades para explorar petróleo no litoral norte do Rio de Janeiro:
— A reação do mercado foi exagerada, muito exagerada. Exagerada e injusta. Uma firma que está no processo de produção. Isso é uma injustiça com uma companhia brasileira, é uma falta de civismo —afirmou Batista, lembrando ainda que a EBX não vive uma onda de otimismo exagerado e que todo operador de petróleo encontra obstáculos que não estavam previstos: — Está tudo no começo, o petróleo está lá e vai ser retirado —completou ele, dizendo que se trata apenas de um problema técnico.
Eliezer Batista afirmou que a Vale está certa em priorizar a venda de minério neste momento, pois consegue mais recursos assim, mas lembra que a empresa precisa ter uma estratégia de longo prazo. Ele criticou a venda da Docenave, a companhia de navegação da Vale, e disse que a empresa precisa pensar em longo prazo:
— Mas agora a empresa tem um presidente muito sério e inteligente — afirmou, fazendo, de certa forma, críticas indiretas à administração anterior, de Roger Agnelli.