domingo, 22 de julho de 2012

ECONOMISTA SÊNIOR SAI DO FMI ATIRANDO: ACUSAÇÕES INCLUEM INCOMPETÊNCIA, LERDEZA, QUEBRA DA CADEIA DE MÉRITO


Em um daqueles momentos Kodak, o economista sênior do Fundo Monetário Internacional, Peter Doyle, acaba de pedir demissão do órgão após duas décadas de trabalho naquele organismo multilateral.  Ao contrário de outros que já o fizeram no passado, Doyle saiu atirando para todos os lados, principalmente contra a atual "chefona" do FMI, a francesa Christine Lagarde.

Em sua carta de demissão, Doyle diz que sai do seu posto envergonhado de ter trabalhado no FMI, e afirma que o FMI falhou na sua tarefa de orientar os governos da União Européia, causando dor e sofrimento desnecessários às populações de países como Grécia, Espanha e Irlanda.  Além disso, Doyle acusa a direção do FMI de ter dado preferência excessiva a funcionários vindos da União Européia, o que teria quebrado as noções de mérito e isenção política que o FMI deveria ter.

Afora tudo isto, o essencial é que um membro do FMI sai e aproveita a ocasião para retirar a imagem de organismo infalível. Aliás, faz poucos dias a celebrada Miriam Leitão mandou o governo brasileiro prestar atenção nas observações do FMI sobre a situação da nossa economia. Pelo jeito, a melhor coisa que Mantega faria seria ignorar. O problema é que provavelmente não irá!

Para os interessados em conhecer e ler a dura carta de Peter Doyle, basta clica no link abaixo:


http://cnnibusiness.files.wordpress.com/2012/07/doyle.pdf