sábado, 14 de julho de 2012

UM GOVERNO E DUAS MONTADORAS: QUANDO SÓ OS TRABALHADORES PERDEM



Que o Brasil se tornou a bóia de salvação das montadoras de carro estrangeiras é um fato conhecido. Também é conhecido o fato de que o preço exorbitante dos carros no Brasil não tem nada a ver com custo, mas sim com a aplicação de fabulosas taxas de lucro que fazem a alegria das multinacionais.


Agora vejam abaixo a situação de duas dessas montadoras estrangeiras e a submissão do governo brasileiro à suas vontades. Primeiro, temos uma milionária liberação de recursos para a Volkswagen nos mesmos moldes que os governos militares utilizaram para trazer a multinacional alemã para o Brasil. Logo abaixo vemos a ameaça de demissão de milhares de operários pela americana General Motors, sem que o governo Dilma mova uma palha sequer para impedir.


O mais impressionante é que mesmo no caso da Volkswagen não há qualquer compromisso com a estabilidade dos trabalhadores, mesmo em face deste volumoso investimento.


E esse é o governo que tem um ministro da Fazenda, Guido Mantega, que diz que o investimento de 10% PIB na Educação quebraria o Brasil.  Mas para irrigar os cofres das multinacionais, isso tem!



BNDES libera linha de R$ 342 milhões à Volkswagen Brasil




O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou 342 milhões de reais de financiamento para a Volkswagen do Brasil. A montadora usará o financiamento para fabricar um modelo subcompacto e um sedã de médio porte, além de modernizar modelos que já monta no Brasil, disse o BNDES em comunicado.

Dois projetos da Fundação Volkswagen também se beneficiarão da linha de crédito. O Costurando o Futuro, que já atende a vizinhos da fábrica em São Bernardo do Campo (SP), passará a oferecer oficinas de corte e costura a pessoas que moram perto da unidade de São José dos Pinhais (PR).


Funcionários da GM ameaçam fazer greve

O Sindicato dos Metalúrgicos, o Ministério do Trabalho e a montadora General Motors não conseguiram chegar a nenhum acordo sobre a possível demissão em massa de 1.500 funcionários da montadora e, por isso, os empregados ameaçam fazer greve na unidade fabril, de São José dos Campos. Ontem, os colaboradores da GM, de São José, cruzaram os braços por duas horas e já protocolaram no sindicato a intenção de parar os trabalhos.

De acordo com o sindicato, no último mês, mais de 350 funcionários foram demitidos por meio do programa de demissão voluntária (PDV), da montadora. A GM está descontinuando a produção do modelo Zafira e, dessa formar, vai fechar o setor de montagens de veículos automotores, da unidade de São José dos Campos.