quinta-feira, 19 de julho de 2012

E AINDA EXISTEM OS CÉTICOS DO AQUECIMENTO GLOBAL
A matéria abaixo foi publicada no Jornal O GLOBO e dá conta do despreendimento de um gigantesco iceberg da geleira de Petermann que fica na Groelândia. Esse iceberg, como mostra a matéria, além de ser do tamanho da Barra da Tijuca é uma evidência da ação das mudanças climáticas que estão mudando o clima na Terra.

Mas logo aparecerá um cético do aquecimento dizendo que este também é um "fenômeno natural". Só faltará dizer que é a vontade de Deus se expressando e que não há qualquer possibilidade das emissões causadas pelo funcionamento da economia planetária serem a causa desta perda absurda de gelo em áreas continentais.

Porém se com os céticos não há o que fazer, para aqueles que aceitam as explicações científicas acerca do aquecimento global têm agora mais motivos para entender a gravidade do problema que nos ronda a todos.



Iceberg do tamanho da Barra da Tijuca se rompe na Groenlândia
Para especialistas, fenômeno marca um recuo histórico da geleira Petermann


Pedaço de gelo do tamanho da Barra da Tijuca se desprende de geleira Nasa

RIO - Um enorme pedaço da geleira Petermann, na Groenlândia, desliza em direção ao mar, informa a Nasa. A gigantesca ilha de gelo tem o dobro do tamanho de Manhattan, ou o equivalente à soma das áreas da Barra da Tijuca, Recreio, Vargens Pequena e Grande, Grumari, Joá e Itanhangá.

Imagens captadas pelo satélite Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (Modis), da Nasa, divulgadas nesta quinta-feira, mostram o icebeg à deriva. Ele deverá se dividir em pedaços menores.

Para o especialista da Nasa Eric Rignot, o fenômeno natural deve ser considerado como significativo.

- Não é um colapso, mas certamente é um evento significativo.

Já Ted Scambos, cientista do U.S. National Snow and Ice Data Center, ressaltou que esta última ruptura marca um recuo histórico da geleira.

Há dois anos, outro grande pedaço de gelo se desprendeu, indo para o oceano. Na ocasião, a massa gelada era duas vezes maior da que se soltou agora, de acordo com estimativas de Konrad Steffen, diretor do Swiss Federal Institute for Forest, Snow, and Landscape Research WSL.


FONTE: http://oglobo.globo.com/ciencia/iceberg-do-tamanho-da-barra-da-tijuca-se-rompe-na-groenlandia-5527820