quinta-feira, 5 de setembro de 2013

JB: Cedae suspende fornecimento em São João da Barra, por causa da salinidade

Para a água ser tratada, fornecimento foi interrompido por seis horas.

O portal OZK.com, com sede em São João da Barra, publicou nesta quinta-feira (05) que a Cedae interrompeu o tratamento e fornecimento de água no município norte fluminense, por causa de salinidade na água do Rio Paraíba do Sul. Segundo o veículo, a interrupção aconteceu das 23h30min de quarta-feira (04) às 5h30min desta quinta (05). A assessoria de Comunicação da Cedae confirmou o corte no fornecimento, mas garantiu que o abastecimento já está normalizado na região. 

O Jornal do Brasil publicou nesta quarta-feira (04) uma reportagem apresentando estudos feitos pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), a pedido da própria LLX, que comprovam a salinidade na água em propriedades de Barra do Açu, após contaminação provocada por um acidente em um dos tanques da empresa de Eike Batista.

Relatório da LLX aponta índice de salinidade em algumas propriedades próximas ao Porto do Açu

Segundo o jornalista Leonardo Ferreira, do portal OZK.com, vários moradores ligaram para a redação do veículo na noite de quarta (04), reclamando da falta d´água em diversos pontos do município. Em contato com a filial da Cedae em Barra de São João, o jornalista foi informado pelo gerente regional da Cedae, Ranieli Felisberto, que a suspensão no fornecimento da água aconteceu por conta da salinidade acentuada e de difícil tratamento para consumo. “O diretor me afirmou que a água fornecida às residências estava com alto grau de salinidade”, contou o jornalista.

A assessoria de comunicação da Cedae justificou que o procedimento foi necessário para fazer o tratamento na água do Rio Paraíba do Sul, que apresentou na noite de quarta (04) um grau muito elevado de salinização. Segundo a Cedae, o fato ocorreu porque a maré subiu e invadiu o rio. “O alto índice de salinidade registrado ontem é raro, conseguimos captar e suspender rapidamente o fornecimento”, explicou o assessor da Cedae. 

O biólogo Carlos Rezende, do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB), esclarece que o processo de salinidade da água do Rio Paraíba do Sul, observado na noite desta quarta (04) e que provocou a interrupção no abastecimento do serviço, não tem nenhuma relação com a contaminação do solo e da água em propriedades do município e especificada no relatório da LLX. Rezende percorreu o Rio Paraíba do Sul na tarde desta quinta (05) e concluiu que a captação da água foi interrompida pela Cedae de forma adequada e preventiva, ao ser percebida uma grande entrada de água do mar na foz, ocasionada pelo baixo volume da água do rio, normal em períodos de pouca chuva.