CHRISTINO ÁUREO, OUTRO (DES) SECRETÁRIO DO GOVERNO CABRAL, QUE APARECE AGORA PARA POSAR NA FOTOGRAFIA DO DESASTRE
Os que conhecem minimamente o (des) governo Sérgio Cabral sabe que a maioria dos secretários são apenas figurantes de uma administração fortemente centralizada em poucas mãos. Essa maioria de secretários fracos é o que eu costumo denominar de "culpados inúteis".
Um desses culpados inúteis é o dublê de deputado e secretário de Agricultura, o Sr. Christino Áureo que é chegado a servir o senhor da ocasião. Tanto isto é verdade que o obscuro (des) secretário de Agricultura já (des) secretaria desde os tempos de Anthony Garotinho, tendo pouco ou nada acrescentado à caótica situação de uma pasta que deveria ser considerada estratégica e não é.
Eu me lembro bem do Sr. Áureo votando contra os docentes da UENF e da UERJ no meio de 2010, quando foi retirado do cargo de secretário para voltar à ALERJ num pacotação anti-servidor que foi emanado por Sérgio Cabral a toque de caixa.
Agora que as chuvas estão causando muitos estragos no pouco que existe de agricultura no estado do Rio de Janeiro (que aliás importa a imensa maioria dos alimentos consumidos pela população fluminense), Christino Áureo está aparecendo na mídia fazendo o que outros (des) governantes já vinham fazendo: fingindo preocupação com os atingidos, falando de uns tais "Núcleos de Emergência Rural – NERUR que estariam agindo para minimizar as perdas dos produtores rurais das áreas atingidas pelas enchentes.
Francamente senhor (des) secretário de Agricultura, não precisa nem fingir que o senhor não engana ninguém. Afinal de contas, a sua longa e obscura passagem pela direção da Secretaria da Agricultura já diz o que o senhor pensa de verdade, ou melhor, como o senhor age no cotidiano.