sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

MAIS CLARO IMPOSSÍVEL: GOVERNO CABRAL AGE COMO AGENTE IMOBILIÁRIO DE EIKE BATISTA

O título da matéria publicada no dia de hoje pelo Jornal Folha da Manhã (veja imagem acima) é de uma felicidade incrível: REINTEGRAÇÃO DE POSSE À LLX.  Esta matéria, no entanto, passa ao largo de uma questão importante ao não oferecer espaço para o contraditório.  Os "invasores" citados pelo Sr. Júlio Bueno, (des) secretário estadual de Desenvolvimento, eram a dona do terreno e seus familiares, que foram expulsos de sua terra sem que se saiba quando e por quanto serão ressarcidos pela tomada de sua propriedade.

Mas voltando à manchete, assumamos que o governo Cabral estivesse fazendo tudo como a lei manda. O título da matéria deveria então ser "REINTEGRAÇÃO DE POSSE AO GOVERNO DO ESTADO", já que, em tese, a terra está sendo desapropriada para o Estado do Rio de Janeiro. Mas como esta desapropriação é apenas uma cobertura para tomar terras dos habitantes do V Distrito de São João da Barra para repassá-la imediatamente à LLX, o título da  matéria está não apenas correto, mas revelador das relações obscuras que marcam todo este processo.

Contudo, agora que tudo foi esclarecido pela Folha da Manhã com este formidável título, cabe aos advogados dos pequenos agricultores e dos movimentos que os apóiam agirem para forçar a anulação do ato de desapropriação que dá margem a esta apropriação de terras de particulares pelo Estado apenas para entregá-las a um grupo empresarial que deveria, este sim, estar tendo que comprar a preço de mercado aquelas propriedades cujos donos estivessem interessados em vendê-las.


E quanto ao Sr. Júlio Bueno ao dizer que ignora as violências que estão ocorrendo sob a mão de agentes do Estado, volto a dizer que ele está apenas expressando uma dose pura de cinismo. Ao mesmo tempo, essa cantilhena ainda poderá se voltar contra ele. Afinal de contas, nenhum agente público pode usar ignorância como desculpa para cedo ou tarde ter que enfrentar os rigores da lei.