Dom Roberto Francisco, Bispo da Diocese de Campos, visita Assentamento Zumbi dos Palmares e ressalta importância da reforma agrária
Numa visita marcada por um forte simbolismo ecumênico o bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco, se dirigiu aos assentados e acampados de diferentes pontos do município de Campos para expressar sua visão acerca da importância da agricultura familiar e dos assentamentos numa produção agrícola comprometida com a sustentabilidade ambiental. do planeta. Em uma mensagem clara aos presentes, Dom Roberto expressou uma visão de que a terra é um bem natural, e que deve ser cuidada para que possa cumprir o seu papel de gerar alimentos saudáveis para toda a Humanidade.
Além de Dom Roberto Francisco estavam presentes o padre Geraldo Lima da Diocese de Nova Iguaçu e o padre Luciano da Paróquia Nossa Senhora e Menino Jesus, e o pastor Fernando da Igreja Batista de Eldorado.
A cerimônia foi marcada por depoimentos emocionados de assentados e acampados que narraram a sua luta em prol da realização da reforma agrária no norte fluminense. Estas manifestações tiveram réplicas de todos os religiosos presentes, o que acabou emocionando os agricultores assentados, visto o sentimento que muitos expressaram da grande proximidade entre sua luta pela terra e a fé em Deus.
Ainda que longe dos holofotes da mídia corporativa, esta cerimônia tem um forte simbolismo dado que desde o início das ocupações do MST que contribuíram para a formação de um número significativo de assentamentos no norte fluminense, a liderança da Diocese de Campos não se fazia presente no interior das áreas reformadas. A visita de Dom Roberto Francisco parece ser uma indicação inequívoca que isto acabou de mudar.