terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Traduzindo a notícia: Anglo American reconhece que pagou demais à MMX pelo mineroduto Rio Minas


A Agência Reuters traz hoje uma notícia assinada pela jornalista Brenda Goh (ver abaixo), onde a presidente-executiva da Anglo American reconhece o desapontamento da corporação norte-americana em relação ao aumento de custos que está ocorrendo em relação ao mineroduto Minas Rio que foi adquirido da MMX em 2008.

A matéria também traz já na sua manchete a informação de que a Anglo American tem baixa contábil de US$ 4 bilhões em relação ao projeto. Como não tinha certeza do que isso quer dizer fui consultar e cheguei à seguinte informação:

A baixa contábil é um tratamento contábil que reconhece o valor reduzido de um ativo prejudicado. Um exemplo é quando uma empresa compra outra e paga mais do que a rede de valor justo de seus ativos e passivos.

Em outras palavras, a Anglo American acaba de reconhecer que pagou demais pelo empreendimento, e que internalizou isto na forma de uma baixa no seu capital, e que agora seus executivos só esperam que o prejuízo não seja total. Aliás, eu desconfio que se a coisa continuar patinando na areia salgada do Açu, a Anglo American vai procurar imediatamente outro ponto do litoral para desovar o minério que está sendo extraído em Conceição do Mato Dentro e arredores. 


Anglo American tem baixa contábil de US$4 bi por projeto Minas Rio

29 Jan (Reuters) - A Anglo American fará uma baixa contábil de 4 bilhões de dólares referente à operação de minério de ferro Minas Rio, após atrasos e aumentos de custos terem obrigado a mineradora a elevar os desembolsos para o projeto no Brasil.

A companhia previu nesta terça-feira que o investimento no projeto Minas Rio crescerá para 8,8 bilhões de dólares.

"Estamos claramente desapontados pela diversidade de desafios que o projeto Minas Rio enfrentou ter contribuído para um aumento significante no investimento", afirmou a presidente-executiva da mineradora, Cynthia Carroll, que está prestes a deixar o cargo.

"Apesar das dificuldades, continuamos otimistas quanto à atratividade de médio e longo prazo e ao posicionamento estratégico de Minas Rio, e ainda estamos comprometidos com o projeto", acrescentou.

O Minas Rio, grande projeto de minério de ferro no Brasil, é o maior fracasso da Anglo nos últimos anos e foi o maior responsável pela queda de Carroll.

A Anglo comprou a primeira participação na Minas Rio em 2007 e assumiu controle em 2008, em um negócio de 5,5 bilhões de dólares com a MMX, companhia de mineração de Eike Batista.

(Por Brenda Goh)