sábado, 12 de janeiro de 2013

Agora é que são elas: relatório alerta sobre efeitos drásticos das mudanças climáticos nos EUA


Segundo o que publica o jornal conservador britânico "The Guardian" (Aqui!) uma batata literalmente quente repousa neste momento sobre a mesa do presidente norte-americano Barack Obama. Ao contrário do que pode se imaginar, não se trata do plano de invasão do Irã ou da entrada de tropas norte-americanas na guerra civil da Síria. Ainda que estes planos possam existir, o que está afligindo Obama neste momento é um relatório que atende pelo sugestivo título 'Avaliação nacional do clima".

Este relatório, que contém mais de 1.000 páginas, foi preparado para dar orientações aos diferentes níveis de governo do Estado norte-americano nas questões climáticos é taxativo. Os EUA devem se preparar para um clima mais seco e quente, marcado por grandes eventos climáticos nas próximas décadas. Entre os principais alertas está a indicação de que o território deverá ser palco de grandes secas, inundações e para a ocorrência de eventos climáticos cada vez mais intensos e em períodos de tempo cada vez mais curtos. Em outras palavras, um relatório oficial está dizendo para Obama que é preciso se preparar para um verdadeiro apocalipse climático que, pasmem, seria irreversível neste momento.

Enquanto isto aqui no Brasil vamos nos afundando numa política de reprimarização da economia, onde o pouco que havia de proteção ambiental está sendo sacrificado em nome da exportação de minérios e commodities agrícolas.