quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

LLX e OGX continuam tentando tapar o sal com a peneira



A matéria acima publicada hoje pelo jornal FOLHA da Manhã repercute a decisão do MPF de pedir a paralisação das obras do Açu.  Até ai nenhuma novidade, pois o fato já foi amplamente divulgado pela mídia nacional e internacional.

Mas um detalhe que salga a matéria, assim por dizer, é a informação que em nota à imprensa, a LLX e a OGX afirmam que fez medidas que apontaram a redução da salinidade. Ora, como foi mostrado aqui mesmo (Aqui!), os índices de salinidade realmente baixaram com a entrada da água da chuva que anda caindo nas últimas semanas.  A questão é que apesar dessa redução, o grau de salinidade continua ALTÍSSIMO e proibitivo tanto para o uso da água para irrigação, e muito menos ainda para o consumo humano e por animais de criação.

Por último, a questão fundamental é que ao contrário do que foi apontado na entrevista feita com o Prof. Carlos Rezende, os únicos dados que foram publicizados até hoje foram os produzidos pelo Laboratório de Ciências Ambientais da UENF. O resto até agora tem sido apenas propaganda voltada mais complicar do que para explicar. Simples assim!