segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Troubles in Paradise, versão Eike Batista



O filme "Troubles in Paradise" tem um enredo que parece bastante atual. Este filme de 1932 tem como enredo as idas e vindas de um ladrão parisiense Gaston Monescu que encontra sua alma gêmea na pessoa de Lily, uma batedora de carteiras disfarçada de condessa. Gaston e Lily resolvem depenar Mariette Colet, dona de uma companhia de perfumes. Gaston consegue emprego como secretário particular da vítima, enquanto Lily torna-se a datilógrafa da senhora. E quando são descobertos, Gaston tem de decidir-se entre o casamento com Mariette ou a fuga com Lily.


Contado um pouco do filme, compartilho porque ele me veio à mente. É que hoje, as ações da CC (X), empresa do Grupo EBX que cuida da extração de carvão na Colômbia, acumulou um ganho de cerca de 40%, completando um sequência de três dias de altas na bolsa (Aqui!).

Tudo lindo e maravilhoso no paraíso "X", certo? Errado! A última notícia do dia (Aqui!) informa que Eike Batista manifestou a intenção de fechar o capital da mesma CC (X) e retirar a empresa do mercado de ações. Para conseguir este intento, Eike daria em troca papéis de outras empresas do Grupo EBX. Segundo, a Agência Reuters "este movimento de Eike para fechar o capital da CCX segue uma tentativa frustrada de uma operação semelhante pela LLX em setembro, mas ele (Eike) desistiu de realizar a OPA após um laudo de avaliação ter sugerido preço acima do que ele oferecera." 

Bom, eu não sou especialista no mercado de ações, mas se isto for associado à notícia de que Eike foi até Dilma pedir socorro, não é preciso ser nenhum Einstein para entender que o toque de Milas dele desandou,  e a canoa de Eike  agora está singrando por mares incertos.