quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Agora é Agência Reuters que noticia a confirmação da salinização!



Agora a admissão ainda que tardia do (des) governo Cabral sobre a salinização causada pela construção do Complexo do Açu alcançou a agência internacional de notícias REUTERS. Do jeito que vai, Eike Batista ainda vai perder mais alguns bilhões com esse reconhecimento, visto a influência que a REUTERS possui na disseminação de notícias em nível internacional.

Quem deve estar aliviado de estar fora desse rolo são os chineses que caíram fora do empreendimento.  Afinal, de poluição os chineses entendem bastante e já estão bem alertas sobre as consequências sociais e econômicas que a contaminação ambiental traz.

Governo do RJ diz que punirá EBX por dano ambiental no Porto do Açu


RIO DE JANEIRO, 16 Jan (Reuters) - O grupo EBX, do empresário Eike Batista, vai ser punido com medidas corretivas pela Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro por conta do aumento da salinização da água na região do Superporto do Açu, em São João da Barra, litoral norte fluminense, disse nesta quarta-feira o secretário Carlos Minc.

Os detalhes da punição serão apresentados na semana que vem pela secretaria e pelo Inea (Instituto do Ambiente do Rio de Janeiro), disse Minc.

"Verificamos problemas de aumento de salinização no Açu com base em um estudo da universidade (UENF) e na semana que vem vamos anunciar as medidas corretivas", afirmou Minc a jornalistas, sem detalhar se as medidas corretivas podem ser um termo de ajustamento de conduta (TAC), multa ou outra iniciativa.

Segundo o secretário, um estudo feito pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) apontou que a construção do porto provocou um aumento do teor de sal na água da região, incluindo lençóis freáticos e lagoas.

A salinização foi causada pela dragagem de areia do fundo do mar, disse ele.

"Nossos técnicos e do Inea foram lá e confirmaram a denúncia. O material retirado do fundo do mar tem mais sal... Isso pode influir na fauna, pesca e agricultura", declarou o secretário.

A obra do Porto é conduzida pela LLX, empresa de logística do grupo EBX.

O Porto do Açu deve começar a operar parcialmente esse ano.

O complexo vai reunir além do porto, usina térmica, siderúrgica, indústrias e outros empreendimentos. O porto deverá escoar minério de ferro do projeto Minas-Rio, da AngloAmerican, e abrigar um estaleiro da OSX.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)