quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Cansados de descaso, ex-catadores do Lixão da CODIN vão à luta!




Leiam abaixo o informe que me foi enviado pela professora Érica Almeida do do curso de Serviço Social do Polo Universitário de Campos dos Goytacazes (PUCG/UFF Campos) E mais importante, divulguem e participem da luta do ex-catadores do Lixão da CODIN que foram abandonados à própria sorte pelo governo da senhora prefeita dona Rosinha Garotinho e pela empresa Vital Engenharia.

Eis o informe:

Após sete meses desde o fechamento do lixão da Codin, ainda não há nenhuma proposta de inclusão produtiva daqueles catadores na Política Local de Resíduos Sólidos. Lamentavelmente, a coleta seletiva e a reciclagem, atividades presentes na nova Política de Resíduos Sólidos e que visam oferecer novos espaços produtivos aos catadores parece não ser prioridade do governo municipal. 


Depois de um fechamento abrupto e sem planejamento que deixou mais de 400 trabalhadores sem a sua principal fonte de renda, o governo municipal de Campos dos Goytacazes não conseguiu sequer realizar a proposta que consta no plano de encerramento do lixão: - a abertura da Usina de Reciclagem e a contratação de 90 catadores. 

Sete meses depois, o saldo é desesperador: 70 catadores empregados como varredores, Usina fechada e o não –pagamento da sexta e última parcela negociada com o Secretário de Serviços Públicos aos 416 catadores que não foram empregados pela Vital Engenharia. 

Espero que ao ler essa notícia os seus leitores possam se juntar a nós numa mobilização em apoio a esses trabalhadores que há mais de 20, 30 anos não fizeram outra coisa senão trabalhar na coleta de resíduos sólidos em condições extremamente desumanas e correndo todos os riscos que uma atividade desprotegida e insalubre oferece. 

Invisível aos olhos do poder público durante tantos anos, essa questão volta à cena pública em virtude da necessidade do fechamento dos lixões, sem contudo provocar uma discussão local sobre as inúmeras possibilidade de articulação entre o social e o ambiental. Em tempos de incertezas, esperamos contar com a sensibilidade daqueles que estão na gestão da coisa pública no sentido de intermediarem alternativas compatíveis com a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, assim como já vêm acontecendo em outros municípios.

Em virtude dessa situação de desrespeito aos catadores e de completa indefinição quanto à implementação da Política de Resíduos Sólidos no município, os catadores estarão se manifestando no dia 16/01, quarta –feira a partir das 10h da manhã na Praça São Salvador.

Contamos com a presença de todos que apóiam essa idéia e este Movimento em torno da democratização das Políticas Públicas, em especial, da Política de Resíduos Sólidos.

Ajude-nos a divulgar.

Érica Almeida
UFF/Campos