sábado, 19 de janeiro de 2013

Hamburgers feitos com carne de cavalo são só a ponta do iceberg




Nas últimas semanas a fleumática população britânica foi abalada com a revelação de que os hamburgers que estava sendo consumido no Reino Unido e na Irlanda continham 29% de carne de cavalo. Ainda que o consumo deste tipo de carne seja comum em alguns países da Europa, a revelação colocou em xeque a confiabilidade daquilo que está chegando em cadeias de fast food e em redes de supermercados, já que os fabricantes deveriam ter informado a adição e não o fizeram.

O jornal "The Independent" publicou então uma matéria (Aqui!) com o sugestivo título "Hamburgers com carne de cavalo? O resultado final do corte de custos e regateios". O centro da matéria foi explicar que cada vez mais a qualidade e o conteúdo dos alimentos que chegam até nós atendem cada vez mais saciar de lucros das corporações que controlam a produção e venda de alimentos do que nos oferecer comida saudável.

Agora, se na Inglaterra onde existe fiscalização e punição, as empresas estavam adicionando ilegalmente carne de cavalo nos hamburgers, o que será que estão servindo aqui no Brasil?