sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

E agora Izabella Teixeira? Desmatamento na Amazônia dá sinais de voltar a crescer

Devastação na floresta nos últimos cinco meses do ano passado foi o dobro da registrada no mesmo período do ano anterior, afirmou o Imazon

Nacho Doce/Reuters


Apesar dos dados do Imazon mostrarem um aumento do desmatamento, a existência de muitas nuvens pode atrapalhar medições no local


Rio de Janeiro - Após anos de avanços do Brasil no combate ao desmatamento  do problema parece estar voltando a se agravar, refletindo a expansão de fazendeiros, madeireiros, garimpeiros e construtores para áreas antes inexploradas, segundo dados compilados pelo governo e por pesquisadores independentes.

O Imazon, instituição brasileira que monitora o desmatamento por meio de imagens de satélite, disse em um recente relatório que a destruição da maior floresta tropical do mundo subiu em dezembro pelo quarto mês consecutivo.

Nos últimos cinco meses de 2012, o Imazon detectou a eliminação de 1.288 quilômetros quadrados de matas, mais do que o dobro da área devastada no mesmo período de 2011.

Dados preliminares da agência espacial brasileira, que faz suas próprias estimativas mensais, também sugerem um aumento no desmatamento entre agosto e outubro, último mês com dados divulgados.

Pesquisadores e autoridades dizem que são necessários mais dados para confirmar que está em curso uma reversão completa da tendência de redução verificada nos últimos anos. Entre outras variáveis, nuvens na atual época chuvosa complicam a obtenção de imagens.

Dados adicionais também podem esclarecer se novos clarões na cobertura florestal são resultado de queimadas e derrubadas deliberadas, ou uma degradação natural.

Leia matéria completa Aqui!