quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Poco seco explica queda vertiginosa do valor das ações da OGX



A matéria abaixo da Agência Reuters que é assinada pela jornalista  Leila Coimbra explica parte do infortúnio que se abateu ontem e hoje sobre as ações da OG (X), uma das empresas da franquia "X" que mais contribuiu para a mordida de pelos menos R$ 3,5 bilhões na fortuna de Eike Batista. 

É que em vez encontrar um poço que atendesse a expectativa de 168 milhões de barris de óleo equivalente, o que se descobriu foi secura total. 

Agora resta a Eike Batista esperar que outras expectativas não sejam tão infundadas. Do contrário, o que vai secar são os cofres do Grupo EBX.



Poço seco em prospecto de Cozumel derruba ações da OGX

RIO DE JANEIRO, 31 Jan (Reuters) - Um poço de petróleo perfurado pela petrolífera OGX no prospecto de Cozumel, na bacia de Campos, não encontrou indícios de petróleo, segundo informações da empresa.

A notícia provocou uma queda relevante nas ações da companhia pelo segundo dia consecutivo.

A OGX, braço de petróleo do conglomerado de Eike Batista, tinha expectativa de que no prospecto de Cozumel houvesse um total de 168 milhões de barris de óleo equivalente, segundo relatório do Citi Research desta quinta-feira.

As ações da petrolífera brasileira fecharam o pregão em baixa de 6,18 por cento, depois de caírem mais de 10 por cento na mínima do pregão. O Ibovespa fechou em alta de 0,72 por cento.

A descoberta em Cozumel, segundo o Citi, seria necessária para viabilizar a construção da plataforma OSX 5, o que afetou também as ações da empresa de construção naval de Eike, a OSX, que encerrou o pregão desta quinta-feira em queda de 8,54 por cento.

Com o poço seco em Cozumel, a OGX remanejou sua sonda de perfuração para outro prospecto, o de Cancun, onde há a perspectiva de haver até 205 milhões de barris de óleo equivalente, disse o relatório.

DESCOBERTA EM TULUM

A companhia informou também em seu website que encontrou indícios de hidrocarbonetos no prospecto de Tulum, também na bacia de Campos.

A estimativa da OGX é de até 196 milhões de barris de óleo equivalente em Tulum.

(Reportagem de Leila Coimbra)