sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Metade da comida produzida no mundo vai para o lixo


De São Paulo, da Radioagência NP, Daniele Silveira.

Condições inadequadas de armazenamento e prazos de validade rigorosos potencializam o desperdício. Além disso, existe a preferência de supermercados e consumidores por alimentos com aspecto perfeito

Um relatório sobre o desperdício de comida reforça a ideia de que o problema da fome está na má-distribuição. De acordo com uma organização britânica, até metade dos alimentos produzidos no mundo, ou cerca de 2 bilhões de toneladas, acaba indo para o lixo todos os anos.

O documento aponta diversos motivos para a grande quantidade de comida desperdiçada. Entre as principais causas estão as condições inadequadas de armazenamento e adoção de prazos de validade demasiadamente rigorosos. Além disso, consta a preferência de supermercados e consumidores por alimentos com aspecto perfeito.

Segundo o estudo, até 30% das frutas, verduras e legumes plantados na Grã-Bretanha não são colhidos devido à sua aparência. 

As promoções de “compre um, leve outro grátis” também são apontadas pelo relatório como incentivadoras do desperdício, já que os consumidores levam para casa mais produtos do que realmente precisam.

O estudo ainda aponta o desperdício de recursos utilizados para a produção desses alimentos. De acordo com o relatório, 550 bilhões de metros cúbicos de água são desperdiçados na produção de alimentos que vão para o lixo. 

*Com informações da BBC Brasil