sábado, 8 de dezembro de 2012

Estudantes acampam dentro da UENF para protestar contra o descaso do governo Cabral


Os estudantes da UENF liderados pelo Diretório Central dos Estudantes começaram hoje um acampamento dentro do campus universitário Leonel Brizola em Campos dos Goytacazes contra o descaso do governo do Rio de Janeiro.  Os estudantes exigem que o governo Sérgio Cabral abra um canal efetivo de negociações que dê cabo de forma positiva às sucessivas greves que ocorreram em 2012.

Contudo, ao contrário do que tentam argumentar os representantes do governo Cabral, os estudantes, apesar de não apoiarem a greve, estão ao lado dos professores e apoiam a demanda pela remuneração do regime de Dedicação Exclusiva. Com isto, o governo do Rio de Janeiro perde seu principal argumento que procura vitimizar os estudantes como vítimas inocentes de professores malvados e insensíveis. Na prática o que os estudantes da UENF com este acampamento é apontar o dedo na direção do governador Sérgio Cabral que é visto pela imensa maioria da comunidade universitária da UENF como o principal causador desta crise.

O interessante é que este movimento de protesto ocorre justamente num momento em que os resultados obtidos pelos estudantes da UENF colocaram a instituição criada por Darcy Ribeiro e Leonel Brizola como a de melhor desempenho no estado do Rio de Janeiro.